domingo, 15 de julho de 2018

O Bem Amado - Dias Gomes - Coleção Grandes Novelas

O Bem Amado - Dias Gomes

Protagonistas: Irmãs Cajazeiras, Odorico Paraguaçu, Donana Medrado e Zeca Diabo

O prefeito Odorico Paraguaçu, um político corrupto e cheio de artimanhas, tem como meta prioritária em sua administração na cidade fictícia de Sucupira, litoral baiano, a inauguração do cemitério local. De um lado, é bajulado pelo secretário gago, Dirceu Borboleta, profundo conhecedor dos lepidópteros; e conta com o apoio incondicional das 'irmãs Cajazeiras, suas correligionárias e defensoras fervorosas: Doroteia, Dulcineia e Judiceia.

Doroteia é a mais velha, líder na Câmara de Vereadores da cidade. Dulcineia, a do meio, é seduzida pelo prefeito. E Judiceia é a mais nova - e mais espevitada. São três solteironas avessas a imoralidades - pelo menos em público, já que Odorico sempre aparece de noite para tomar um "licor de jenipapo"…

De outro, tem que lutar com a forte oposição liderada pela delegada de polícia, Donana Medrado, que conta com o dentista Lulu Gouveia, inimigo mortal do prefeito e líder da oposição na Câmara - atracando-se constantemente com Doroteia no plenário. E ainda com o jornalista Neco Pedreira, proprietário do jornal local, ''A Trombeta''. Sem falar em Nezinho do Jegue, defensor fervoroso de Odorico quando sóbrio, e principal acusador, quando bêbado!

Maquiavelicamente, o prefeito arma tramas para que morra alguém, sempre fracassando. Nem as diversas tentativas de suicídio do farmacêutico Libório', um tiroteio na praça e um crime lhe proporcionam a realização do sonho. Para obter êxito, Odorico traz de volta a Sucupira um filho da terra: 'Zeca Diabo, um matador "redimido", que recebe a "missão" de matar alguém para a inauguração do cemitério.

Como se não bastasse, Odorico ainda tem que enfrentar os desaforos de Juarez Leão, médico personalístico da oposição, que se envolve com sua filha, Telma, e faz um bom trabalho em Sucupira, salvando vidas - para desespero de Odorico.

Meus comentários

História super engraçada de um prefeito demagogo que se elege prefeito de Sucupira, cidade do litoral baiano, ao prometer inaugurar o cemitério da cidade. Mas ao ser eleito, ninguém mais morre apesar das artimanhas e planos mirabolantes do prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário