terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Tieta Do Agreste - Jorge Amado

Tieta Do Agreste - Jorge Amado

Protagonista: Antonieta "Tieta" Esteves

Antonieta pastoreia cabras em Mangue Seco e entrega-se a diversos amantes nas dunas da região. A carola Perpétua denuncia ao pai, Zé Esteves, as aventuras da irmã, e a liberdade da moça escandaliza a pequena Sant’Ana do Agreste. Depois de levar uma surra de cajado, Tieta é escorraçada de casa pelo pai.

Depois de perambular por localidades próximas, prostituindo-se para sobreviver, Tieta segue para São Paulo, onde se torna cafetina. Envia dinheiro à família, mas ninguém conhece seu paradeiro. Quando a correspondência é interrompida, Perpétua conclui que a irmã está morta. Mas após mais de 25 anos da partida Tieta regressa.

A volta da filha pródiga revoluciona a pequena cidade baiana. Graças à influência dela, a luz gerada pela hidrelétrica de Paulo Afonso chega a Sant’Ana do Agreste, o que leva uma indústria altamente poluidora a querer se instalar ali, ameaçando o destino ecológico do lugar. Além disso, Tieta volta a povoar as fantasias dos homens e vive uma relação incestuosa com seu sobrinho, o seminarista Ricardo.

Meus comentários

Uma jovem a frente de seu tempo escandaliza Sant'Ana Do Agreste e através de maledicências e  a inveja da irmã mais velha acaba expulsa da cidade pelo pai e algum tempo depois ela volta poderosa e rica e disposta a desmascara a hipocrisia da cidade

domingo, 8 de setembro de 2024

Meu Destino é Pecar - Nelson Rodrigues

Meu Destino é Pecar - Nelson Rodrigues

Protagonistas: Helena Castro Oliveira, a Leninha e Maurício Oliveira

Co-protagonistas: Margarida Figueiredo de Oliveira, a Guida, Paulo de Oliveira e Evangelina Figueiredo/Regina

Antes de se consagrar como o maior dramaturgo brasileiro, mas já tendo estreado sua obra-prima nos palcos (Vestido de noiva, 1943), Nelson Rodrigues começa a escrever folhetins em jornais para pagar as contas. O ganha-pão dá origem a um dos grandes romances brasileiros (Asfalto selvagem, 1961) e a uma série de outros livros, estes assinados sob pseudônimos. Meu destino é pecar (1944), por Suzana Flag, é o primeiro dessa linhagem. Nele, conhecemos Leninha, uma jovem sem graça que, para salvar a família da ruína, é obrigada a se casar com Paulo, fazendeiro rico, bêbado e grosseiro. Mas ela se encanta pelo irmão do marido, o belo e conquistador Maurício, que anos antes se envolvera com a cunhada, Guida, morta em circunstâncias suspeitas. Sucesso estrondoso à época, a história cheia de suspense e piruetas narrativas contrariou os críticos do exacerbamento que leva os personagens a limites inverossímeis. Um dos eixos do romance é a disputa entre mulheres: pautadas por uma ideologia tradicionalista sobre o lugar delas na sociedade, tornam-se, a um só tempo, reféns e perpetuadoras de padrões supostamente definidores de felicidade. Nelson Rodrigues sempre demonstrou se deleitar com o chamado mau gosto inerente ao gênero, dizendo que sua fantasia e delírio o fascinavam. Em Meu destino é pecar, ele prova ser capaz de fazer disso uma arte.

Meus comentários

Jovem sem graça que pra salvar a família da desgraça financeira é obrigada a se casar com um fazendo rico e bem mais velho e se recusa a consumar o casamento mas ao chegar na fazenda da família do marido se apaixona por seu belo e atraente cunhado.

 

Asfalto Selvagem: Engraçadinha Seus Amores e Seus Pecados - Nelson Rodrigues

Asfalto Selvagem: Engraçadinha Seus Amores e Seus Pecados - Nelson Rodrigues

Protagonistas: Engraçadinha Pereira de Almeida e Sílvio Pereira de Almeida

Co-Protagonistas: Letícia e Zozimo de Barros Guimarães

Engraçadinha ocupa lugar de destaque na célebre galeria de personagens femininas da ficção brasileira, junto a nomes como Capitu, Dona Flor, Macabéa e Iracema. Sua trajetória está dividida no romance em dois momentos. Dos 12 aos 18 anos, a história se assemelha a uma tragédia grega, transcorrida no Espírito Santo, num cenário provinciano e retrógrado dos anos 1940. Depois dos 30, quando a narrativa ganha ares cômicos sem deixar de lado os dilacerantes dilemas humanos, o cenário é o Rio de Janeiro, então capital federal, em princípios dos agitados anos 1960.Na juventude, Engraçadinha é uma moça atraente e atrevida, que se envolve com seu primo Silvio, noivo de sua prima e melhor amiga, Letícia. A relação resulta numa desgraça que transformará para sempre a vida da personagem. Na maturidade, Engraçadinha agora uma mulher frígida e religiosa leva um empobrecido cotidiano de casada no subúrbio carioca, ao lado de Zózimo. Mas fantasmas do passado retornam com força nas figuras que a cercam. Silene, a filha caçula, que carrega o mesmo ardor da mãe na juventude; Durval, o ciumento filho mais velho; o juiz Odorico, antigo admirador; e Letícia, louca pela prima, são alguns dos personagens que colocarão à prova a nova vida de Engraçadinha, devolvendo-lhe de outra forma o que ela tentou sublimar.

Meus comentários

Engraçadinha em sua juventude esbanja sensualidade e se apaixona por Sílvio, seu primo e noivo de Letícia, sua prima e melhor amiga. Após uma tragédia ela se fecha e em sua maturidade redescobre o amor.

O Homem Proibido - Nelson Rodrigues

O Homem Proibido - Nelson Rodrigues

Protagonistas: Sônia Pereira Rodrigues e Paulo Villani

Co-Protagonistas: Joyce Pereira Santiago e Carlos Vieira

Após a morte da mãe, Joyce vai viver com os tios e a prima. As jovens imediatamente se tornam inseparáveis: Sônia, a mais velha, cuida da prima como a uma filha, paparicando, oferecendo cuidados e sofrendo intensamente por qualquer mal-estar de Joyce. No entanto, um drama sem solução aparente desponta no horizonte: Joyce precisa ficar em observação após passar por momentos de instabilidade emocional e Paulo, um médico, é quem cuida da garota. Por causa da personalidade calma e zelosa, e das constantes visitas, o jovem acaba conquistando a admiração das primas. Ao perceberem que gostam do mesmo homem, Sônia e Joyce tentam reprimir seus sentimentos, mas encontram-se tão apaixonadas que passam a brigar de maneira passivo-agressiva pela atenção do amado, que, por sua vez, ama somente uma delas. Sem saída, o destino intervém, mas de maneira cruel para os corações apaixonados. Um acidente de carro envolvendo Joyce coloca a família diante de uma realidade muito delicada e complicada. Cabe, então, a Sônia a decisão final: abrir mão do amor ou ficar com o homem proibido.

Meus comentários

O amor de duas primas pelo mesmo homem cria uma rivalidade entre elas e faz Flávia, a mãe de Sônia, reviver a rivalidade com sua falecida irmã.

sábado, 7 de setembro de 2024

O Casamento - Nelson Rodrigues

O Casamento - Nelson Rodrigues

Protagonista: Glorinha Uchoa Maranhão

Sabino é um homem como tantos outros: sério, bem-casado, trabalhador, com uma empresa pra chamar de sua e uma belíssima família, cheia de segredos. Uma das mais importantes produções em prosa de Nelson Rodrigues, O casamento não economiza nos esqueletos dentro do armário da família. Uchoa Maranhão: incesto, assassinato, homossexualidade e erotismo são o centro dessa história envolvente e de humor ácido, características comuns ao universo rodriguiano. Na véspera do casamento de Glorinha, caçula de Sabino, ele ouve de um amigo que seu futuro genro fora flagrado beijando outro homem. Sem saber o que fazer com a informação, entrega-se a lembranças antigas que despertam os mais intensos e desconcertantes sentimentos. Delas decorrem pensamentos, gestos, atitudes que pouco se afeitam à imagem de chefe de família bem-sucedido e tradicional que ele construiu para si. Os estilhaços do dilaceramento desse falso espelho se alastram por todos os lados, atingindo em cheio sua mulher, filhas e sobretudo a secretária Noêmia e o amante, Xavier. Senhor absoluto de dramas humanos subterrâneos, Nelson mais uma vez não se limita a sondar apenas os meandros mais ocultos do indivíduo: ele arrasta consigo ideais de pecado e punição de toda uma sociedade e as armadilhas que ela mesma cria para seus membros mais ilustres.

Meus comentários

Uma fofoca põe em risco o casamento de Glorinha e o pai fica sem saber o que fazer e o faz despertar as mais desconcertantes lembranças.

Minha Vida: Autobiografia de Suzana Flag - Nelson Rodrigues

Minha Vida: Autobiografia de Suzana Flag - Nelson Rodrigues

Protagonistas: Suzana Flag e Aristeu

No início deste "romance triste de Suzana Flag", a autora-personagem conta sua história desde que, aos quinze anos, perdeu a mãe e o pai para o suicídio. Ficamos sabendo que, em meio ao seu luto, ela é prometida pela avó em casamento a Jorge, um homem a quem detesta e culpa por sua tragédia familiar. A decisão é, como explica a avó, uma forma de conter a personalidade rebelde de Suzana, que, se não tolhida desde cedo, nunca se contentaria com um homem só, a exemplo da mãe. Em sua recusa ao casamento, Suzana encontra o apoio de tio Aristeu, um homem truculento, com arroubos de violência e apaixonado pela sobrinha postiça. Juntos, criam um plano que envolve prender toda a família dela. Porém, a jovem se vê acuada, ameaçada e em dúvida: deve escolher Jorge ou Aristeu como sua iniciação na vida amorosa? Tudo se complica ainda mais com o aparecimento de um terceiro interesse amoroso, Cláudio, amigo e funcionário de Aristeu. Com quem Suzana escolherá ficar - ou será que conseguirá, afinal, seguir sozinha? Nessa trajetória dramática, o leitor descobrirá, com a folhetinista de maior sucesso do século XX, quem verdadeiramente é a mulher que ela se tornou.

Meus comentários

Primeira vez na vida que vejo um pseudônimo ganhar biografia mas apesar do inusitado da situação eu amei o livro.

Escravas Do Amor - Nelson Rodrigues

Escravas Do Amor  - Nelson Rodrigues

Protagonistas: Malu Maia e Bob

Malu Maia vê sua vida virar de cabeça para baixo quando, prestes a ser pedida em casamento e dar início ao seu "felizes para sempre", Ricardo, o namorado, comete suicídio em condições suspeitas, que acabam por levar algumas pessoas a questionar a verdadeira causa da morte. Ainda em estado de choque e tomada pela certeza de que coisas estranhas têm acontecido ao seu redor, ela descobre que Ricardo não era o homem que pensava e que fora enganada pela própria mãe, d. Lígia, também ela apaixonada por Ricardo e de quem agora Malu pretende se vingar. Daí em diante, nada mais parece dar certo para os Maia: Glorinha, uma das amantes de dr. Carlos, pai de Malu, faz-se hóspede na casa da família e não demora a se tornar uma presença desagradável e Orlando, o novo e sinistro garçom, toma cada vez mais liberdades com os patrões. Há ainda outros personagens intrigantes, mas talvez nenhum tanto quanto o professor Jacob, figura misteriosa que conhece d. Lígia desde antes de Malu nascer e que tira o sono de Glorinha. Um bilhete anônimo deixado sobre a cama, uma suspeita sobre Malu ser assassina, um boato sobre um filho de Ricardo, um estranho telefonema. Essas são apenas algumas das peças de um quebra-cabeça que levará os Maia à beira da loucura - e o leitor a uma experiência de leitura única, como só Nelson Rodrigues é capaz de causar.

Meus comentários

Jovem traída pela mãe e pelo namorado pretende eles se vingar mas acaba envolvida numa suspeita de um crime. 

A Mulher Que Amou Demais - Nelson Rodrigues

A Mulher Que Amou Demais - Nelson Rodrigues

Protagonistas: Lúcia e Carlos

Na véspera de seu casamento com Paulo, Lucia é abordada na rua por Carlos, um desconhecido que, encantado pela jovem, não acredita no amor dela pelo noivo. Em uma conversa que beira o absurdo, o irresistível Carlos confessa que irá cometer um crime e pede para que Lucia o ajude com um álibi. De início, Lucia se recusa, mas a caminho de casa, em conflito interno, apaixonada por outro, admite que pode ter cometido um erro ao ficar noiva de Paulo. Ao perceber que não ama o noivo para o desespero das famílias, Lucia desiste do casamento. Em clima de mistério, dona Olívia, ex-futura sogra de Lucia, revela para a moça quem é Carlos e sua relação com Paulo, além de outros segredos envolvendo um triângulo amoroso que inclui Virginia uma misteriosa mulher de branco que aparece no jardim de Lucia. Um romance repleto de reviravoltas, 

Meus comentários

A mulher que amou demais envolve o leitor do começo ao fim com uma trama de mistério, amor e morte.

A Mentira - Nelson Rodrigues

A Mentira - Nelson Rodrigues

Protagonista: Lúcia Maciel

Dr. Maciel sentia-se no controle de todos à sua volta. Podia dizer de boca cheia que, na grande casa da Tijuca onde morava com a mulher, as cinco filhas e os três genros, quem mandava era ele. Até que Lucia, sua caçula, a preferida, de apenas catorze anos, descobre-se grávida. E pior: grávida sem marido, nem namorado, nem pretendente algum. Na obsessão por retomar o controle perdido, dr. Maciel precisa achar um culpado. Da filha, nem ele nem ninguém consegue arrancar um nome. Culpa d. Ana, sua mulher, por ter permitido que isso acontecesse. Culpa as outras filhas, por não indicarem nenhum suspeito. E culpa, por fim, os genros, colocando toda a família em polvorosa ao decretar: "Esse pai está aqui, mora aqui! São três os suspeitos, três!". As acusações, porém, terão consequências, e dr. Maciel precisará enfrentar algumas batalhas para atender aos seus mais secretos desejos e ainda manter as falsas aparências de sua tradicional família.

Meus comentários

Jovem é vítima de um mal entendido que causa uma enorme confusão na família e acaba espirrando na mãe e nas irmãs.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Sinhá-Moça - Maria Dezonne Pacheco Fernandes

Sinhá-Moça - Maria Dezonne Pacheco Fernandes

Protagonistas: Maria das Graças Ferreira, a Sinhá Moça e Rodolfo Fontes

A escravidão é retratada neste livro de forma clara e corajosa. No cenário em que se defrontam o arcaico e a esperança social e a luta dos idealistas, nasce o conflito de gerações dentro de uma família tradicional. A autora mostra o vigor dos ideais abolicionistas na figura de Sinhá-Moça, que luta de forma corajosa e incansável, pela liberdade dos escravos.

Meus comentários

Jovem filha de um escravocrata se apaixona por um jovem filho de um advogado abolicionista e que se conheciam desde a infância. História linda que rendeu um filme e duas novelas.